APAE

Foto: Panorâmica Rural – APAE Valinhos.
 

Numa visita à APAE, no final de 2010, para tratar sobre a apresentação da Orquestra SOFT nas comemorações dos 40 anos da entidade, o artista plástico Jerci Maccari conheceu as instalações, se encantou com o jardim, a fonte com as carpas e ao fundo uma parede branca e vazia chamava atenção.
Nesse encontro, estavam o presidente da APAE – Jesus Donizete Piva, Dr. Ruy Meirelles , o administrador Roberto Bernardi e a psicóloga Márcia Taparelli. Piva perguntou se Jerci não conhecia um artista e que pudesse indicar para pintar um painel naquela parede.
Jerci prometeu estudar e ver quem poderia indicar, na segunda reunião na APAE, foi convidado a fazer o painel. “Era um grande desafio, porque a parede tem 2,40 metros de altura e 11 metros de comprimento e eu nunca tinha feito um trabalho assim, sempre pintei em tela, parede é muito diferente, mas disse sim, e uma vez aceito o convite, como resolver era outra questão. Nas minhas férias pensei muito e coloquei no papel, quando voltei para decidir o programa da Orquestra apresentei um croqui que foi aprovado por todos os presentes. Começava ai a minha grande batalha”, disse o artista.
“Fui em busca de informações de como pintar na parede, conversei com alguns artistas que conhecem a técnica e os tipos de materiais. O meu desenho precisava ser ampliado e na proporção do tamanho da parede. O artista plástico e cenógrafo José Armando Ferrara fez um cálculo e reestruturou o projeto adequando-o para o espaço, mas depois de ampliado o projeto teve três adaptações. Eu precisava tomar coragem e me convencer que era capaz de realizar o trabalho”.
“Estou feliz com o resultado, estou aprendendo porque trabalhar com tinta acrílica e na parede, não consigo o efeito degradê, no início estava tratando a pintura como se pintasse em tela, mas tive que mudar, está sendo um grande aprendizado e uma grande satisfação porque estou vencendo um grande desafio e mais feliz porque alunos da APAE, que também são incentivados a pintar, estão participando desta ação”.

Fonte: AR2 Comunicação & Eventos

 

Fotos: Vista interna – APAE Valinhos.