ORQUESTRA FILARMÔNICA

Orquestra Filarmônica de Valinhos – Foto: Fabrício Takaki

A Orquestra Filarmônica de Valinhos iniciou suas atividades em 2003 e seu primeiro concerto aconteceu em Setembro de 2004. O grupo era pequeno, apenas cordas. Aos poucos foi crescendo. Doze anos depois, já conta com 40 integrantes, com naipes completos de cordas sopros e metais. É uma orquestra INDEPENDENTE, sem recursos, seus integrantes (músicos diretores e regentes) trabalham pela paixão pela musica, acreditando na seriedade do projeto e sempre esperançosos de conseguir patrocínio para custear despesas.


Foto: Fabrício Takaki


Hoje a orquestra conta com músicos amadores e profissionais, cada um buscando seu espaço pela qualidade do repertório que esta sendo executado. Já se apresentou em várias cidades: Valinhos, Campinas, Vinhedo, Indaiatuba, São João da Boa Vista, Monte Alegre do Sul, Engenheiro Coelho, Itatiba entre outros.
Em 2009 fez uma bem sucedida turnê pela região sudoeste do Paraná tocando em Pato Branco. Santa Isabel do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e cidade dos familiares de seu Presidente.
A orquestra ensaia todos os sábados na sede da APAE, por conta de uma |Parceria entre as duas diretorias, e se apresenta mensalmente em Valinhos no Auditório Municipal (um domingo a cada mês pela manhã). A orquestra também faz concertos didáticos nas escolas municipais, com objetivo de formar público e mostrar boa música com apoio da secretaria da Educação.
Jerci Maccari gerencia a Orquestra desde sua estreia, como presidente e Diretor artístico também compõe o naipe dos violinos, que é o instrumento que toca.
Ainda dá aulas, como professor de música para iniciante em Violino e professor de pintura. Já ministrou diversas oficinas de pintura em entidades assistenciais e escolas para crianças carentes e especiais.

http://www.filarmonicadevalinhos.com.br